Sejam Bem Vindos!

domingo, 16 de junho de 2013

Plano de aula Equação 2º grau

Plano de Aula - Equação de 2º grau


Bloco Temático: Números/Relações

Conteúdo: Equação do 2º grau

Público Alvo: Alunos no 9ª ano (8ª série)

Habilidades/Competências: 
H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)
H19 Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau –
Grupo de Competências III

Objetivo Geral: Compreender e explorar em diferentes contextos os processos de cálculos para resolução de equações de 2º grau e enfrentamento de situações-problema envolvendo equações.

Objetivos específicos: Estudar as equações do 2º grau com uma incógnita, incluindo os procedimentos de resolução e as propriedades que envolvem as raízes dessas equações e a resolução de alguns problemas que utilizam equações desse tipo.

Justificativa: Justifica-se este estudo, pois, contribuirá com entendimento referente à utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; o estudo da equação demonstra a necessidade de conhecimento de formas de resolução, relacionando aplicações e aspectos históricos. Instigar a curiosidade e interesse do aluno são peças chave para a aprendizagem.

Procedimento:

  • Retomada dos conteúdos que serão necessários, para a resolução de exercícios da equação do 2º grau, como potenciação e radiciação.
  • Leitura e análise da história da equação do 2° grau;
  • Apresentação do vídeo do telecurso 2000 sobre equação do 2º grau.
  • Exercícios de aplicação para o entendimento da equação do 2º grau.
  • Resolução de problemas envolvendo equação do 2º grau.
  • Resolução de exercícios exemplares que explorem diferentes contextos de situações problemas envolvendo equações.

Recursos:
  • Texto sobre a história da equação do 2° grau,
  • Data Show,
  • Computador,
  • Caderno do aluno 9ºano/8ªsérie do 2º Bimestre,
  • Livro didático,
  • Lousa e giz.

Avaliação: Verificar se os alunos desenvolveram as seguintes habilidades, por meio de observação na resolução de problemas, na participação em grupos e na socialização das respostas: Compreender a resolução de equações de 2º grau e saber utilizá-las em contextos práticos; Compreender a noção de função como relação de interdependência entre grandezas; Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função de 2º grau. E atividades complementares realizadas em casa (tarefa ).

Recuperação: Será feita no dia a dia da sala de aula, sempre que for necessária, retomando os conteúdos que não ficaram claros para os alunos.

Referências: Currículo de Matemática (SEE-SP); Matriz de Referência do Saresp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário